Coluna ‘Claro & Escuro’: Rosa Weber redistribuirá ação por eleição indireta

Confira as notas da coluna Claro & Escuro, do Diário do Amazonas, desta segunda-feira, 22 de maio

Da Redação / portal@d24am.com

Manaus – O ministro Gilmar Mendes encaminhou para a ministra Rosa Weber, na última sexta-feira à noite, o mandado de segurança impetrado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que pede suspensão do processo de eleição direta do novo governador do Amazonas. A ministra tem a missão de fazer a redistribuição do processo. O ministro Napoleão Maia alegou que, por ter sido ‘voto vencido’ no julgamento que cassou a chapa de José Melo (PROS) e Henrique Oliveira (SD), não poderia ficar com o processo em mãos. O presidente interino da ALE, Abdala Fraxe (PEN), quer tirar do eleitor do Amazonas o direito de escolher o novo governador, após a cassação de Melo e Henrique, afastados por compra de votos. A intenção de Abdala é suspender a eleição já marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e entregar nas mãos dos 24 deputados estaduais o poder de substituir os 2,2 milhões de eleitores do Estado. “Queremos que se cumpra a Constituição. O governador deve ser escolhido de forma indireta”, diz o deputado.

Brasil está mais para ‘The Walking Dead’ do que para ‘House of Cards’

O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que integra a força-tarefa da Operação Lava Jato, escreveu em seu perfil no Facebook, que “não há como comparar a crise brasileira com a série ‘House of Cards’”. Para Carlos Lima, “o que vivemos hoje está mais para ‘The Walking Dead’, onde hordas de mortos-vivos, apodrecidos de alma e corpo, passam entre nós, contaminando tudo que poderia ser bom com o vírus da imoralidade e da corrupção”. O procurador subscreve o post como “Carlos Fernando dos Santos Lima, cidadão”.

Jantar

O deputado federal Pauderney Avelino (DEM) foi um dos líderes que prontamente atenderam ao convite do jantar com o presidente Michel Temer, ontem à noite. O convite foi feito pelo ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha. O Planalto evitou fazer alerde  com receio da baixa adesão.

Desligados

Logo após a divulgação dos áudios do delator da JBS, seguido da crise política, alguns parlamentares do Amazonas e seus assessores resolveram desligar os telefones.

Fronteira Amazônica 1 

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, ligada ao Ministério Público Federal, aponta ‘graves violações’ contidas na Lei 13.178/2015, que ratificou os registros de terras públicas e devolutas em regiões de fronteira no Brasil.

Fronteira Amazônica 2 

A matéria é de interesse do Amazonas, que possui extensa faixa fronteiriça. Para a Procuradoria, a transferência, sem vistoria prévia que permita aferir a situação fática real do imóvel, poderá “multiplicar situações de conflito e injustiça”.

Censo educacional

O 10º Encontro Estadual do Censo da Educação Básica será aberto hoje e visa tocar o processo de quantificação dos alunos que fazem parte da Educação Básica, de todas as redes, no Amazonas.

Conselhos escolares

O Projeto de Expansão e Melhoria Educacional (Proemem) da rede pública municipal tem plano de revitalizar os Conselhos Escolares, com o desenvolvimento e premiação de projetos pedagógicos.

ICMS 

A Federação do Comércio do Amazonas debate, hoje,  as restituições de tributos cobrados nas contas de luz, em virtude de um cálculo indevido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Sucessão

Cotada para ser um nome em caso de vacância do cargo de presidente da República, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, confia na estabilidade:  “O País sempre vai sobreviver, porque o país é o povo”.

Para Ademi-AM, reformas devem prosseguir

“As reformas em curso devem ser encaradas como projetos de estado e não de governo, tamanho o impacto na sociedade brasileira”, defende o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas, Romero Reis.

Jurista assume ter acreditado e volta atrás

A advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, escreveu, em seu Twitter, que “assume” já ter acreditado no senador Aécio Neves (PSDB), mas que “errou”. A jurista se defendeu de provocações.

Mais info

97,42% dos cheques emitidos na Região Norte foram honrados, em abril, segundo a pesquisa TeleCheque, serviço da MultiCrédito. O levantamento mostra crescimento de  1,7%, contra a média  nacional de 1,31%.

4.168 exemplares  arrecadados foram distribuídos na  3ª Feira de Livros do Parque Ponte dos Bilhares. Este ano, a feira se tornou também espaço para lançamento de livro. O pequeno Mateus Barbosa dos Santos, 6, lançou o título ‘A Vaquinha que Queria Ser Famosa’.

Comentários via Facebook